quinta-feira, 23 de junho de 2011

As várias faces da morte


         Pode-se aceitar que há vários fatos relacionados com a morte, sobretudo quando o assunto é religião. Em muitos lugares é possível se deparar com discussões pelas quais o principal assunto é para onde vamos quando morremos. Analisemos em primeiro lugar que ninguém no mundo sabe nos responder essa questão, e é valido ressaltar que todas as religiões possuem formas e respostas diferentes para ela.

          Não se pode  esquecer, que como não sabemos do fato verídico, ou seja, não sabemos qual a verdade por trás da morte, não podemos de maneira alguma julgar nenhuma crença ou religião.

         Segundo a doutrina bíblica, apenas os merecedores herdarão o reino de Deus após a morte, já a outra parcela ficará vagando até o dia do Juízo Final.  Já a doutrina humana, acredita que a morte é o fim da existência, ou seja, depois que morremos deixamos de existir, tanto no modo espiritual, quanto no modo físico. Outras pessoas acreditam e creem na reencarnação, principalmente as religiões orientais. Essa segunda tese contradiz com todos os conceitos religiosos com relação a Jesus, pois se podemos morrer e viver várias vezes, terá ele que se submeter a isso também? Ainda não sabemos.

         É necessário frisar que com todos esses argumentos e contradições com relação à morte, é muito difícil saber em qual acreditar. Qualquer pessoa hoje em dia pode influenciar outra com relação a esse quesito, pois somos pessoas volúveis, que, sem conhecimento, cremos e acreditamos facilmente em coisas ainda não comprovadas, como a reencarnação, vida pós-morte e espiritismo.

         Portanto, vimos que a morte, tem inúmeras faces, mas infelizmente nenhuma comprovada, uns acreditam que a morte é um novo começo, já outras que é o fim de tudo. O fato é que o ser humano por si só complica muito isso. A morte faz parte do ciclo, não podemos fugir dela, e se não sabemos o que acontece após, não há motivos para sentirmos medo, tampouco para se preocupar. Viver a vida da melhor maneira possível, aproveitar cada segundo, é um meio de fazer a vida valer à pena e a morte ser apenas um detalhe. Estamos diante de um, se não do mais polêmico assunto de todos os tempos, e sem motivo algum, pois a morte nada mais é do que o fim da vida.
  
Jaqueline Florencio Pessoa   3ºD

Nenhum comentário:

Postar um comentário